segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Bom Ano Novo!

Então é isto!

Ambiguidades do coração de mãe


Dividida entre o medo que o pequeno piratinha caia da cama depois de trepar as grades e a constatação de que temos um menino crescido...tomamos a decisão que um dia destes tirávamos as grades à cama. Hoje foi o dia!
É um orgulho do caneco ver o meu menino na caminha "nova", agora resta esperar para ver como é que ele lá passa a noite!
A parte de mudar a cama foi, como esperávamos, pacifica, uma vez que as camas dos dois são de 140x70 e dão até cerca dos 7 anos, necessitando apenas de tirar as grades e trocar a parte dos pés da cama que já vinha incluída.
E estava prontinha à espera dele assim...

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Natal

Este tinha tudo para ser o melhor Natal de sempre...mas custa-me dizer...não foi...
Só chegou a ser Natal por causa dos miúdos...e ver a cara de felicidade do I a abrir os presentes (mais o rasgar do papel do que outra coisa :P), os dele e da irmã, salvaram o dia.
Como a consulta em Lisboa foi pegadinha ao fim-de-semana e os meus pais não sabiam se o internamento passaria a ser lá e não foi nada tratado para que o meu pai pudesse passar a consoada cá em casa. O médico que o viu na segunda-feira não o conhecia...e ele não veio.
Os pequenos tinham roupa para estrear, mas optámos por vestir só no dia 25...não foi fácil quebrar a tradição mas assim tb ficaram mais à vontade (os adultos já não têm estas mordomias ;)).
Assim que o I. começou a dar sinais de soninho, abrimos as prendinhas e pronto! Ainda não vi as fotos, mas espero que esteja registada a cara absolutamente maravilhosa que ele fez quando abriu a prenda dos meus pais...um carro do Noddy que anda a pilhas e tem luzes e tudo...e quantas pilhas aquele carro já gastou...

Mensagem feliz!

Recusei-me, neste último mês a escrever. O motivo??!!! Não tinha nada de bom para partilhar e recusei-me a vir "deprê".
Recebi à pouco um sms da minha mãe..."Acabamos de chegar", e com ela chegou uma sensação de alívio. Não completamente, mas já é alguma coisa, e temos sempre que começar por algum lado!

Faz hoje (ou amanhã, já nem me lembro) um mês que o meu pai foi ao hospital fazer a compensação de sódio no organismo...e não voltou! Para mim foi um choque porque pensei que na pior das hipóteses ficaria a soro durante a noite...mas a coisa não foi assim tão simples.
Na véspera tinha voltado ao IPO e confirmaram que estava de novo doente e desta vez, era num outro local. Entretanto, durante o internamento teve nova consulta em Lisboa e parece que as minhas suspeitas estavam certas, confirmou-se o tipo de tumor e a localização. Voltou para o hospital aqui e começou ontem a quimioterapia. Neste exacto momento...está em casa!!!!
Tinha combinado com eles ir lá amanhã...mas não aguento! Daqui a pouco vou buscar o I. e vamos lá!
Apesar de todas as circunstâncias...vamos estar de novo todos reunidos e isso...faz-me feliz!!!!!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Confirmado!

Vamos de novo à luta. E estamos prontos...todos...juntos e mais unidos que nunca!
Porque te amamos muito!!!

Esperar nunca foi uma das minhas virtudes

E esta angústia de estar longe e não saber nada...não poder fazer nada...

domingo, 25 de novembro de 2012

Tigresa

Não costumo gostar deste tipo de padrões, mas devo dizer que fica o maximo! A nossa baby R. é mesmo uma princesinha fashion!

Hoje foi dia de montar a árvore de Natal

E no entanto senti uma tristeza tão grande...

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Agora (algumas) boas noticias!!!


Baby R. desde ontem que não faz diarreia e o apetite parece que está a voltar aos poucos. 

Eu foi ontem à consulta da diabetes para saber se foi só gestacional e confirmou-se...foi apenas gestacional!! Aguardávamos esta informação para planear a marcação da tatuagem, por isso, a partir de Janeiro...here I go! Já sei o que quero fazer e onde!

A questão do carro também está a andar...devagarinho, mas está. Ontem aproveitámos que estávamos perto e fomos buscar os brinquedos do I que lá tinhsm ficado (cheios de vidros).



De resto tudo igual...aguardamos notícias na próxima semana...

E hoje finalmente é sexta-feira, vão ser 2 dias inteirinhos a mimar as crias...é BOMMMMMMMMMMM ;

Ai as insónias...

Depois de ontem à noite sô dona R. ter feito serão até às 4:30h, e de hoje acordarmos pouco antes das 8h...passámos o dia (eu e o S.) a pender de sono. Agora, que eu devia estar a aproveitar para dormir que amanhã volto a ter que acordar cedo...eis que me estão a atacar as insónias...ohhhhhhhhh bicho complicado que eu havia de ser...

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

De novo a dor...

nunca quis pautar este blog com dor e sofrimento, mas parece que ultimamente as notícias não facilitam. Como o S. tem dito, temos 10 minutos de calma e tranquilidade até vir outra preocupação.
Ora foi o meu pai que começou a não se alimentar bem, ora foi a perda de sangue e os exames, ora perde a sensibilidade nas mãos quando se enerva, as situações que ele ficou a saber que se passam onde ele trabalhava, a junta médica (que decidiram pela reforma por invalidez), ora foi o I. com febre alta, o tornado que deixou o carro do S. em muito mau estado (felizmente ele saiu ileso!!), agora a R. que perdeu completamente o apetire e começou com diarreia...e hoje, os meus pais foram de novo ao IPO com o resultado de um TAC feito só para despiste e...parece que vamos ter que ir à luta de novo :'(.
Sem surpresas...estou para lá de angustiada com esta espera pelas notícias...angustiada com o que ele estará a sentir, com o desespero que sei que a minha mãe está a sentir mas com a ideia de que tem que ser sempre forte por todos nós. Sei que ela vê que o meu pai não está bem, que a capacidade de discernimento dele está alterada...mas só ela não vê a depressão profunda em que cai, cada vez mais, a cada dia que passa. Sofro pelos dois, porque quero ajudá-los em tudo o que precisam...porque não quero que sofram mais...porque não é justo um homem como o meu pai passar este sofrimento todo novamente, porque não é justo a minha mãe chorar e sofrer desta maneira...

Não foram estes os anos que sonhei para os meus pais...não era esta a reforma que eles mereciam...tanto que sonhámos com os passeios que fariam, os acampamentos por essa Europa fora... Mas fica prometido...assim que a R crescer um bocadinho, vamos todos!!! TODOS!!! E vamos estrear aquela "mansão" que nos ofereceram pelo casamento!!

Não é fácil estar aqui...simplesmente à espera de notícias quando queria estar perto deles neste momento...todos, porque sei que o S. neste momento também está com eles no pensamento.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

São 3:30h da madrugada. Deitei-me à cerca de meia-hora, depois de ter tentado, em vão, dar o leitinho à baby R., vá-se lá saber porquê, mas as refeições dela tornaram-se momentos muito complicados :(.
Desde sexta-feira que temos vivido dias muito conturbados e hoje queria ter "montado" a árvore de Natal...mas sô dona R. desde ontem que faz os cocós líquidos a seguir ao leite (que também trocamos ontem) e depois de ter ligado para a saúde 24, a enfermeira sugeriu que fôssemos à urgência pediátrica e assim fizemos, só mesmo para confirmar que não estava desidratada. Graças está bem e não voltou a fazer.
Já todos dormiam e estive a fazer os embrulhos de Natal. Acabei por volta das 2h, não que sejam muitos...eu é que não "puxei" o meu pai e sou muito azelha a fazer estas coisas!
Se precisava de o ter feito esta noite e a hora? Claro que não! Mas precisava desesperadamente de uma boa notícia...algo de bom para recordar de bom deste fim-de-semana...além dos meus 2 docinhos (3 a contar com o pai ;p).
E com este "cheirinho" a Natal vou dormir bem mais alegre...

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Eu não dizia!!!

Ontem o I. acordou bem dispostinho e lanchou bem, a seguir foi a irmã e a coisa não se deu com facilidade, mas deu-se. Num instante o tempo passou e o S. chegou a casa. Brincadeira para aqui e brincadeira para ali, o piratinha vai a correr pelo corredor fora, o pai tenta agarrá-lo e baixa-se...AI...catrapum no meio do chão! Corro para eles e o I. começa a gritar pelo pai, assustado. Pedi-lhe para dar beijinhos e abracinhos ao pai e ele, apaixonado pelo pai como é, deitou-se em cima dele aos beijos e abraços...pelo meio íamos falando e queixou-se de uma dor muito forte como se tivesse levado uma pancada, não se conseguia levantar...quando conseguiu, não se conseguia dobrar. Um susto do caraças, foi o que foi. Tratei de arrumar as trouxas para o jantar dos miúdos, vesti-me e levei-o imediatamente ao hospital. Duas horas e meia depois (até nem foi muito tempo!) saiu com cópias do raio-X na mão, o diagnóstico (contractura muscular na zona lombar) e indicação para fazer bastante repouso...nada de pegar nos rebentos!
Chegamos a casa e o I., que tinha adormecido pelo caminho, estava quentinho...apesar de não ter febre (38,2ºC) marchou um supositório. Suou tanto, mas tanto, que perdi a conta das vezes que lhe o pijama. Acordou sem febre e bem disposto, optámos por levá-lo à escola.
Apaguei às 3h e às 7:30h já estava a pé...não está fácil. Parece que o dia de ontem e o de hoje se fundiram e até tenho medo de me sentar para almoçar...

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Não há melhor momento...

... do que este para me avariar o telemóvel!!! Não há mesmo!!! Principalmente quando o Natal está a chegar e já estoirámos o orçamento familiar para as prendas... Well done R*...well done!!!!


Avizinha-se uma tarde daquelas!!!

Antes do meio-dia recebi uma chamada do infantário do I. a perguntar se ele tinha dormido bem...o pai costuma avisar sempre quando ele está rabugentinho ou quando dorme mal mas hoje não disse nada. Digo que não, que dormiu bem e acordou bem disposto, e dizem-me que ele chorou a manhã toda e comeu mal...nada normal!!! Nem nos primeiros dias de adaptação ele chorou mais que 5 minutos. Tinha a opção de deixá-lo dormir a sesta lá e ver se acordava mais bem disposto...mas já que estou em casa, não faria muito sentido eu estar a consumir-me de preocupação sem saber se ele estava bem e eu aqui. Voei para lá e fui buscá-lo. Vinha de chupeta na boca...de novo, nada normal (só usa chupeta para adormecer) e quando o peguei ao colo deu-me um abraço todo sentido e muitooooo meigo. Perguntou pelo piu piu e a auxiliar que o trouxe diz que passou a manhã sem falar no piu piu que tanto adora...NADA NORMAL, visto que de há uns tempos para cá é só piu piu a toda a hora e logo que abre a pestana.
Antes de o colocar na cama vi e temperatura e apesar de não ter febre percebi que já era elevada para o que ele costuma ter...um supositório, caminha e umas festinhas no cabelo depois...dormia tranquilo. Tem estado a transpirar e não tarda acorda...a irmã está numa de vai que não vai para dormir...mas até ferrar no sono é outra conversa. O pai só chega por volta das 17:30h...vamos ver como me aguento com ela a rabujar e ele tão queixoso...

Mãe devia poder dividir-se em duas ou em três...pelo menos!!!!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Nós...e os filhos

Amamos os nossos filhos com absoluta loucura e amamos cada segundo com eles, mas tem sido muito bom voltar a ter momentos a dois de ternura, amizade, companheirismo, e muito amor. Apesar de ser já a horas menos próprias, temos tido longas conversas como as que tínhamos antes do I. nascer. Jantamos tarde, mas jantamos com calma e conversamos. Bebemos um copo de vinho, um café e partilhamos momentos só nossos. Para quem não tem filhos até pode parecer egoísta, mas é tão fácil perdermo-nos nos afazeres da casa, tratar dos miúdos, o trabalho...que acabamos por nos esquecer um pouco de nós e do ponto de partida de tudo, a nossa relação enquanto marido e mulher. A melhor parte de tudo, estamos com eles até à hora de dormir completamente dedicados a eles, deitamo-los e olhamos de novo um para o outro, olhos nos olhos, e redescobrimo-nos a cada dia.

Porque são quase 14 anos de muitas lutas e, Graças a Deus, muitas vitórias, achamos que merecemos ser felizes!!!!

Cenas do feriado

Cada dia que passa amo mais a minha família (como é que isso é possível?!!! Mais ainda!!!), os momentos que passamos todos juntos, as nossas gargalhadas, quando nos emocionamos...Amo-nos!!! E felizmente, são muito mais as gargalhadas do que as lágrimas!

Ontem fomos passear a uma lagoa aqui perto que tem um passadiço 5* para passear com o carrinho e muitaaaaaaaaaaaaa passarada. Reacção do I. ao chegar..Pipiuuuuuuu e largou a correr! Passou o tempo todo com um sorriso rasgado na carinha e fez de nós pais ainda mais babados!! "Pipiu ana cá" foi a expressão mais repetida e tiraram-se algumas fotos :)! Nessas alturas, o complicado foi mantê-lo quieto e "desatracá-lo" da irmã...é um amor sem limites.
Ontem à noite falávamos das reacções do I. com a irmã e nos comentários que insistiam em nos fazer quando eu ainda estava grávida...dos ciúmes que ele ia ter, que é muito difícil 2 bebés com tão pouca diferença de idades...and so on... Na realidade, não é pêra doce, mas está tãoooooo longe do que as aves de mau agoiro apregoavam!!! E o retorno...meu Deus...é tantooooooooooooooooooo!! Ele sempre foi muito desatinado, desgovernado, um típico rapaz que faz tudo à maluca (até quando vem ter comigo quando o vou buscar à escolinha...desata a correr para os meus braços e leva tudo à frente, sejam brinquedos ou os coleguinhas que se arriscam a levar um encontrão...ele simplesmente deixa de ver o que está à volta :P), mas quando se vai meter com a irmã, parece que lhe desce uma tranquilidade nunca vista. Quando se lembra, começa a correr na direcção dela aos gritos mana, mana, mas assim que chega a ela pára, estica a cabecinha e os lábios e dá-lhe beijos tão, mas tão doces! E beija-lhe as mãos, o nariz, mexe nas mãos e nos pés dela, faz festas nas pernas...lambuza-a toda é o que é. E ela...bem, ela já começa a reagir a ele. Assim que ouve a voz dele já arregala os olhos e quando ele está por perto fixa-se nele durante bastante tempo! É lindo ver que um irmão mais velho, ainda que tão pequenino, já tem um instinto protector com a irmã tão desenvolvido. Ainda a procissão vai no adro, mas adoro vê-los juntinhos!!!!

Outra do I...ontem à tarde, estava ele já na cama para dormir a sesta e começa na conversa comigo...à hora de dormir surgem-lhe todos os assuntos e mais algum. A dada altura toca no nariz e diz-me, nadi. Depois mete o dedo no nariz (:O) e diz Uh-Uh-Uh...o som que o macaco faz!!! Eu...fiquei de boca aberta e quando consegui, desatei à gargalhada e chamei o S. Pergunta-lhe o pai...o que tens no dedo??? Responde o filho...cacaco!!!

Hoje de manhã chego ao pé dele, digo bom dia e dou-lhe um beijo. Retribui o bom dia e aponta para o meu pijama...miau, miau, faz uma festa e dá um beijo no gato! Aponta para a estrela ao lado e diz...estelha...ao que me parece o miúdo ainda aprende a falar espanhol ao mesmo tempo que o português!!!!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Já?!!! Outra vez?!!!!

Um mês e meio e a baby R. já começou a comunicar...ohhhhh boy, e eu a pensar que o I. tinha começado cedo!!! Lembro-me do encontro no centro onde fiz a preparação para o parto, os enfermeiros ficarem muito surpreendidos com as vocalizações do pequeno...que diriam eles agora!
Detesto este papel de mãe galinha completamente alucinada, mas a verdade é que a  miúda quando acaba a música da espreguiçadeira faz o favor de me alertar (sem choro, hein!)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Gostava de estar preocupada, ou melhor, ocupada, com a crise e com o aumento dos impostos, a sério que gostava...mas as preocupações que assambarcam esta massa encefálica são tão, mas tão...importantes, que não consigo pensar em mais nada.

Mais do que isso, perturba-me que estas nuvens que pairam sobre a minha cabeça me possam estar a toldar a capacidade de aproveitar momentos maravilhosos junto a uma família que amo acima de tudo...A MINHA.

Como disse o S., conseguimos ter uma manhã, umas míseras 4 ou 5 horas tranquilas e... here we go again...

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Não tem nada a ver mas...

...hoje apetecia-me MESMO comprar um par de sapatos...de preferência de salto. Podiam bem ser estes (nesta cor e tudo!)...

Imagem daqui

Encarregada de educação

Porque já sou encarregada de educação, segunda-feira tenho a primeira reunião de pais da sala do I. Ou melhor...tinha, porque exactamente à mesma hora tenho a consulta do pós-parto a 60km de distância.
O S. já falou com a educadora e ela adiantou alguns assuntos que vão ser falados, mas entretanto eu vou marcar com ela para falarmos no horário de atendimento aos pais.

Ora...diz que vão falar do projecto educativo para este ano lectivo, da festinha do magusto, em que os pequenos vão ser vendedores de castanhas, e da festa de Natal em que os pais vão ter que participar. Claro está que o pai se descartou logo e numa galhofa por me imaginar a participar num teatro :P. É certo que não tenho jeitinho nenhum para a coisa, mas é pelo meu filho e sei que só por isso vai ser bastante divertido. Além disso conheço algumas mães de colegas do reguilinha o que deve facilitar o processo :).

Ainda nem acredito...ainda agora o I. acabou de nascer e já vai ser vendedor de castanhas num magusto e vai participar numa festinha de Natal... e eu, bem, estou numa excitação que não me aguento, que ultrapassa em larga escala o que eu ansiava por estas ocasiões quando andava na escola.
E quanto ao Natal...no que depender de mim, vai ter a mesma "panca" do que nós...cá em casa é a nossa época preferida e para variar, já andamos a maturar o que vamos fazer este ano (que vai ser ainda mais especial com a presença da baby R.). Amamos ter a família reunida, e ainda para mais cá em casa, cozinhar para muita gente, preparar a casa, e o melhor de tudo...ficar a conversar até às tantas com a desculpa de esperar pelo pai Natal que demoraaaaaaaaaaaa ;) (menos para os pequeninos que vão para a caminha cedo!!!).

E assim vai o nosso dia...babados de orgulho com o nosso menino que já está tão crescido e ansiosos por todas as fases maravilhosas pelas quais ele vai passar!!!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Da recuperação

Todas as enfermeiras me diziam que a recuperação da 2ª cesariana era mais difícil que a primeira, e nos primeiros dias até tremia só de pensar que aquelas dores se manteriam (a dada altura uma delas falou-me de um injecção forte que era tiro e queda para as dores...levei e ohhhhhh senhores...se foi tiro e queda!!!). A verdade é que aos 3º dia já me mexia bem e quando tivemos alta, 5 dias depois da baby R. ter nascido, cheguei a casa e toca de arrumar o ninho. E não eram só tarefas menores...andei de arrumações e limpezas MESMO. Se da primeira, 3 semanas após o parto ainda mal me endireitava, desta vez, tivemos alta na sexta-feira e no sábado já andava nas compras para casa (enquanto o pai ficava com as crias). Toda a gente que me encontrava ficava admirada de eu já estar tão fresca. 

Ora...mas o facto de estar tão cheia de energia e ter voltado à minha agilidade também está a ter os seus efeitos...o "costura" volta e meia abre um bocadinho e desde o fim-de-semana voltaram as dores. Esta noite então...ui!
Aguarda-se a consulta do pós-parto para tirar a macacada da cabeça...entretanto, ainda há tanto por fazer cá por casa...

Não devo ser muito normal :S

Ontem, depois de um dia recheado de dores, complicações e más notícias, o que mais me apetecia era cozinhar.
E assim foi, mas cozinhar no fogão...a bimby teve folga ;). Fiz o caril de camarão que me andava a apetecer desde que descobri que a R. vinha a caminho mas não tinha coragem de comer podia provocar alterações na minha digestão (o que não é muito difícil de acontecer) e afectasse a miúda. Soube pela vida, aliviei o stress e foi uma refeição e tanto...pena que quando me fui deitar parecia que tinha levado um "enxerto de porrada".
Valeram-me os meus dois docinhos que dormiram a noite inteira ;)!!!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Estas coisas das marmitas

Pois é...o S. agora é marmiteiro!
Começou uma nova época (ano lectivo e época desportiva que no trabalho dele se conjugam) e com a crise e coiso e tal, com os miúdos, principalmente o I. a precisar da atenção e carinho do pai, ele fez alguns ajustes no horário para poder sair o mais cedo possível e isso requer algum compromisso da nossa parte. Desde que nos casámos, sempre almoçámos juntos e cá em casa...salvo algumas excepções, claro, mas achámos que chegou a hora dele ficar pelo trabalho e optámos pela clássica marmita. Bem, de clássica esta opção não tem nada porque leva os tupperwares bem modernos e aquece no microondas lá do sítio, o que convenhamos, dá muito jeito. 
O que é facto é que agora temos que repensar nas nossas refeições e o que acontece é que acabamos por fazer uma dose reforçada ao jantar e sobra para o almoço do dia seguinte...mas nem todo o tipo de comida se compadece com o facto de ser aquecida, daí ter que haver alguma planificação, o que acho que nem sempre se revelará uma tarefa fácil. A parte boa é que eu acabo por ficar com o meu almoço também tratado e é menos uma tarefa com que tenho que me preocupar durante a manhã, porque parecendo que não cortava-me algumas tarefas mais longas que podia levar a cabo e que tinha que interromper. 
Quanto à questão da economia...ainda é muito cedo para avaliar, mas acredito que com menos estas viagens de carro sempre se poupará algum.

É certo que uma refeição acabadinha de fazer tem outro sabor e dá outro conforto à hora do almoço, mas acredito que os fins de tarde passados em família compensarão em muito. Entretanto...procuro secretamente uma marmita moderna e toda xpto para lhe oferecer ;)!
Apesar de ser um dia muito feliz, também vai ser muitoooooo cansativo!

A baby R. dormiu muito bem a noite, mas foi a vez do I. (e nós) não descansar nada. De há uns 2 meses ou 3 para cá acorda durante a noite aos gritos, a tremer e chora, chora, chora, até acalmar, mesmo no nosso colo, às vezes chega a passar uma hora, e escusado será dizer que ficamos com o coração partido. Ontem foi uma dessas noite. A pediatra diz que é normal nesta fase e nós, lá vamos ultrapassando com muito miminho. Felizmente acordou muito bem disposto e despachar-se para ir para a escolinha foi uma tarefa relativamente simples.

Por aqui com a pequena a coisa alterna entre tratar da roupa que tem que ser lavada, a cozinha que tem que ser orientada e ela a querer colinho...muito colinho!!! Apesar de neste instante estar ferradinha a dormir na caminha...acredito que é Sol de pouca dura!

De tarde temos a consulta de saúde infantil e esperamos estar despachadas cedo para ir buscar o I. à escola. Se há momento do dia que eu adoro é ir buscá-lo!!! Amo aquele sorriso rasgado quando me vê e arrancar a correr na minha direcção, quase a abalroar tudo e todos os que estão no nosso caminho. Apesar de muito independente, é um momento em que pede o meu colo e assim que dá os beijos, os abraços e as festas do costume, pede para ir às auxiliares e à educadora dar os beijinhos de despedida e diz tchau a todas ;). Hoje vamos outra vez com os avós maternos e ficamos lá por casa para jantar e brincar no quintal. à semelhança do que fazíamos com o I, queremos continuar a comemorar os meses dela lá em casa, todos juntos.

Ohhhhhh dia compridooooooooooo...

1 Mês

O nosso furacão pequenino já completa um mês!!! Foi tudo tão rápido e tão inesperado...desde a descoberta da gravidez ao parto (quase prematuro), que parece que ainda não estou em mim que já a tenho nos braços.

Ainda à pouco li no FB daquelas frases que vão sendo partilhadas, que o amor pelos filhos não se divide, multiplica-se. Eu confesso, e nunca fiz segredo disso, que sempre quis ter mais do que um filho, mas que tinha muito medo de não amar o segundo como amava o primeiro. Pode parecer estupidez, eu sei, mas tinha esse receio...e continuou ainda no início da gravidez, mas aos pouco foi-se dissipando, à medida que o amor que sentia pelo "feijãozinho" que crescia dentro de mim, crescia também. A verdade é que amor que tenho pela R. não é maior nem menor do que o que sinto pelo I., são iguais...verdadeiramente iguais, com a mesma loucura ou com a mesma tranquilidade...lembro-me de pensar, deitada na mesa do bloco operatório, como seria vê-la pela primeira vez, acreditei que seria um encontro mais sereno do que o que tive com o I...mas meu Deus, como estava enganada!!! Segundos depois daquele pensamento, oiço o choro dela e colocam-na ao meu lado...e eu, bem, as lágrimas corriam-me e eu soluçava. Inexplicavelmente, aquele momento mágico repetia-se pela segunda vez com a mesma intensidade, o mesmo amor, a mesma entrega que da primeira. Senti que a minha, a nossa vida estava completa e incomparavelmente mais feliz. Desejei que estivéssemos ali todos juntos, os 4, a partilhar aquele momento tão magnifico.
Não demorou muito, e quando os vi, quando finalmente nos reunimos, senti que sou abençoada por ter a família com que sempre sonhei!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Quem havia de dizer...

...que uma criança de 1 mês ficava tão ofendida por lhe ser colocada uma chupeta na boca!!!!!

Arre filha, que desta vez tenho que dar a razão ao teu pai...tens mesmo o meu feitiozinho!!!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Voltei????

Não sei!!!

É verdade que se passaram quase 4 meses desde a última vez que escrevi e muito se passou...mas a vontade de cá voltar era muito pouca.
Agora recuperei algum desse ânimo que me fazia querer escrever, mas com 2 pequenotes, uma marido e uma casa para cuidar (e bem!), não resta muito tempo. E vamos ver...pode ser que entretanto se arranje trabalho também!!!

A notícia mais importante...a R. nasceu e a felicidade não podia ser maior cá em casa! Estamos todos encantados, mas o irmão enche-nos de orgulho com o amor que já demonstra ter pela irmã...não sai de casa sem dar um beijo (ou seja...dar o beijo e depois lambuzar a cabeça) na bebé, como ele diz entusiastamente. São momentos deliciosos de presenciar!!! Ahhhh e delira com as mãos e os pés dela...vá-se lá saber porquê...

Os últimos meses de gravidez não foram fáceis...e os dias que antecederam o parto muito menos. Era o desconforto do tamanho da barriga, do peso dela (e do meu...que apesar de ter ganho 6 kg em toda a gravidez, com o meu excesso de peso não facilitaram em termos de agilidade)o não chegar a todo o lado, não conseguir dobrar-me, em suma, o não conseguir fazer nada e ter grandes dificuldades em acompanhar o ritmo do I., digamos que comecei a atrofiar a cabeça. No último mês, mês e meio acabei por ir passar os dias com o pequeno para casa dos meus pais para não complicar mais a nossa vida...de vez em quando tinha algumas contracções e estávamos todos com receio de que ela quisesse nascer mais cedo. Depois foi a diabetes gestacional...outra cena!!! Mas devo dizer que me portei muito bem e segui TODAS as recomendações da enfermeira e da diabetologista, implementei a dieta rigorosíssima sem grandes dificuldade e passei a andar controladíssima, ainda que a injectar insulina uma vez por dia.

O I. entrou no infantário e ao contrário do que diziam as aves de mau agoiro, teve uma adaptação fantástica! Na primeira semana ficou lindamente, a partir daí faz o chorinho de manhã quando o pai o deixa lá, e fazia também de tarde quando eu o ia buscar, mas na semana passada substituiu o choro por uma corrida de braços abertos para mim, o que me deixa COMPLETAMENTE babada e feliz! Come e dorme sem stress desde o primeiro dia em que lá ficou o que nos deixa muito mais descansados. Hoje quando o fui buscar ele não me viu logo e eu fiquei maravilhada ao vê-lo brincar com os colegas...é impossível esconder o orgulho neste pequeno piratinha. Será que se nota muito que sou uma mãe galinha?!!! LOL

No primeiro dia de escolinha dele, desde a manhã que sentia contracções e ao longo do dia foram-se tornando mais regulares. A dada altura avisei o S. que às tantas ainda ia ao hospital. E assim foi, depois do jantar fizemo-nos ao caminho que ainda são quase 60 km até ao hospital, e durante o percurso apercebi-me que as ditas contracções se tinham tornado regulares e com intervalos de 10 minutos certinhos, o que foi comprovado no ctg. O veredicto...fiquei internada logo nesse noite. Nem gosto de me lembrar do momento em que me despedi dos meus homens, principalmente do meu homenzinho pequenino...chorei tanto que quase não conseguia abrir os olhos de tão inchados que ficaram...lembrar-me dele a dizer tchau com aquele ar de reguila que o caracteriza e ficar a ouvi-lo afastar-se a chamar por mim (ainda que sem choro)...doeu demais! A única coisa que me tranquilizava era saber que estava a olhar pela pequena que crescia dentro de mim.
Esperava fazer outro ctg na manhã seguinte e provavelmente ter alta nesse dia mas, com os 2 cm de dilatação que tinham "visto" na noite e com a continuação de algumas contracções ainda que irregulares...fui ficando. Apercebi-me entretanto que já "andava" com contracções fortes havia algum tempo e como nunca tive dores, não me apercebi da potencial gravidade da coisa...valeram os meus instintos de querer ir ao hospital naquela noite...entretanto pensava que a barriga ficava naquele estado por causa das posições mirabolantes da pequena que se esticava toda cá dentro. Passaram 3 dias de internamento e ao quarto, de madrugada, acordei com uma dor fortíssima (já na véspera tinha acontecido mas não se tinha voltado a repetir), e passado um bocado voltou, e voltou outra vez...às tantas começei a ver com que intervalo de tempo e ia nos 10 minutos, 8, 7, e chamei a enfermeira. O ctg confirma e às 7h aconselha-me a não tomar o pequeno almoço...isto porque desde o início da gravidez se sabia que o parto seria por cesariana, dado que entre os partos não havia um intervalo de 24 meses, e a mesma podia acontecer muito em breve. O que se passou a seguir foi muito rápido...ou pelo menos a mim pareceu-me. Ainda senti algumas contracções dolorosas, mas confesso que nada de extraordinário...costumo sentir dores bem maiores naquelas alturas do mês :P, o que me fez pensar, mais uma vez, que se tivesse os miúdos por "parto normal" seria abençoada com esta quase ausência de dor.
Fui sempre comunicando com o S. que estava por casa com o I. (era Domingo) e avisei que ela nascia nesse dia, mas que provavelmente ainda demorava...isto por volta das 11h e às 11:30h dizem as enfermeiras que com 4 cm de dilatação...não convém esperar mais...ups...já???? Estava feliz mas aflita porque estávamos com 37s+1d e a preocupação com a imaturidade pulmunar por causa da insulina a pairar sobre a minha cabeça...valeram-me as enfermeira que me tranquilizaram que com 37s já não haveria problema. Liguei ao S. por volta das 12h já com a bela da bata vestida (e com o rabo ao léu!!! What?!!!!) e à porta do bloco operatório, com a enf. A. que é uma querida e nos acompanhou desde a gravidez do I. e que faz parte da equipa do meu GO, a enf. que tinha feito o internamento (que não me lembro o nome :() e que também já a conhecia do internamento na gravidez do I, as médicas...tudo à minha espera. Ele...bem, ficou em estado de choque...já?!!!! Queria voar para ir ter comigo mas o nosso filho ainda precisava almoçar...

A baby R. nasceu às 12:34h e desta vez estive acordada todo o tempo. Emocionei-me como não estava à espera, afinal já é o segundo... mas... é minha filha!! Céus...foi a minha filha que nasceu, e assim que ouvi o seu choro as lágrimas corriam em fio!!!!!!! Quando a vi até soluçava...e ouvi a médica comentar que eu estava mesmo emocionada lolol. Sim...emocionei-me tal e qual como da primeira vez!!!!! Suspirei de alívio quando me disseram..." é linda e está tudo bem com ela!!!!!". Quase que esqueci as palavras de uma das médicas que disse que mais duas ou três contracções daquelas e tinha sido um caso bonito...NOT!!! (Mais uma vez, a recomendação de não me meter noutra que o meu organismo podia não aguentar!!!).
Pouco tempo depois de estar no recobro chegou o S., babado como só ele para conhecer a filha...e pela segunda vez vi aquele ar de "totó" (no bem sentido hein!!!) quando se debruçou no berço...é a nossa princesa!!!!! Naquele momento só queria mesmo que estivessemos os 4 juntos, o que aconteceu pouco tempo depois e...Meu Deus, como me senti feliz!!!!!! A nossa família estava, está completa!!!

Seguiram-se dias complicados por causa da "suposta" perda de peso dela e ao 5º dia de ter nascido tivemos alta...se bem que a pediatra nos queria lá manter mais tempo...acho que só não o fez porque efectivamente a pequena estava a ganhar peso, ainda que lentamente, e porque se apercebeu que mais um dia ali e tinham que me transferir para a ala psiquiátrica.
Ela está óptima, come que se farta e recuperou o peso lindamente...em casa é que se está bem, não é filha?!!! Eu...bem...essa é outra história...tal como da primeira vez a cicatrização está a ser lenta e com várias idas ao porto de enfermagem do CS, e luta-se a toda a hora para não me afundar numa depressão  pós-parto que teima em me perseguir :(. Ninguém disse que ia ser fácil, mas aqueles dias no hospital deixaram marcas que estão a ser difíceis de ultrapassar...mas como tudo na vida...há momentos melhores, outros piores...e tenho sido seguida por um médico impecável, que dado que o pós-parto do I. também foi conturbado a nível emocional, resolveu prevenir que a coisa tome outras proporções.

E a verdade é que quando olho para os meus filhos a sensação de plenitude é tão grande, a felicidade e o amor que tenho por eles é tão grande, que não me posso deixar afectar por nada!!!!!!
E se aquando do nascimento do I. senti que houve algum afastamento S., a verdade é que o nascimento da R. nos trouxe não sei se tranquilidade é a palavra certa, ou maturidade, felicidade...não sei...o que é certo é que sentimos que nunca estivemos tão próximos e tão em sintonia como agora. É maravilhoso sentir que este é o nosso maior projecto de vida, o que mais retorno nos tem dado, o que mais nos faz felizes e realizados...é a família com que sempre sonhámos e com a qual fomos abençoados. É indescritível olhar para trás e ver tudo o que já vivemos juntos, o que já rimos e chorámos, as promessas que fizemos no dia do nosso casamento, as escolhas que fizemos e ver-nos chegados aqui com a mesma cumplicidade, a mesma amizade, o mesmo amor...senão, cada um deles ainda maior!!!!

Não terminaria de forma coerente se não dissesse mais uma coisinha ;)... Amo-nos!!!! Amo a cada um dos meus 3 amores por me completarem, aos meus filhos por encherem de tantas emoções e de orgulho por me terem escolhido como mãe...é um privilégio ter-vos na minha vida!!!!!!!!!!!

domingo, 3 de junho de 2012

Feriados

Quando estamos desempregadas à tanto tempo e temos um marido completamente viciado no trabalho...até perdemos noção de que existem feriados!!!!

Pois não é que esta semana há um?!!!! Então não é que vamos passar o dito cujo agarradinhos em puro mel a compensar este fim-de-semana em que o "home" só aparece por casa à noite (fruto de uma formação que calha sempre nesta altura e que tem inviabilizado os nossos planos de ir à Queima!)!!!

Looking foward to it!!!!!!

Do Dia da Criança!!!!

Foi animado! O dia começou com ele na boa disposição do costume, fizemos as rotinas normais e à hora do almoço, com o pai em casa, demos-lhe a prendinha.





Entre as duas opções a escolha dele é óbvia...dispensou o boneco do Uki para se atracar aos livros que andou a passear, a folhear, a mostrar ao pai, a pedir para a mãe ler. Uma delícia!!!! No entanto, por estes dias já vai pegando no boneco :).

O S. não tinha assim grande interesse em lhe dar o pack dos livros com o boneco, apesar da minha euforia assim que o vi, tanto que não trouxemos logo. Mas não resisti, e noutra ida à Fnac...atraquei-me à caixa e that it it! Pois que o querido marido, assim que viu a felicidade nos olhos do baby I. ao pegar nos livros admitiu que a mãe teve olho para a coisa e lá soltou um "boa mãe!!!"

Não há preço para ver a carinha dele assim!!!! Principalmente porque é um miúdo muito "low maintenance", se um brinquedo o diverte, os livros rendem horas e horas de pura entretenha.

A baby R. também ganhou umas prendinhas...umas coisinhas fofinhas, para não dizer que herdou tudo do irmão ;). E tirei mais uma ou duas fotos...já que a coisa também anda escassa!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Está rouco!

Entre ontem e hoje tem gritado tanto, mas tanto...que está rouco! Mas mesmo rouco!!!!!
Fico aflita de o ver assim, mas isto já não é só o dente, é mesmo birra!
Sinto que agora começa o meu maior desafio da maternidade até aos dias de hoje...como lidar com esta situação!
Começou por ser com a comida, foi resolvido! Agora é com o adormecer, uma tarefa que se devia estar a tornar mais simples e...não está! Quer tudo o que está à vista...aponta para a frente e para os lados indiscriminadamente. Perguntamos o que quer e só aponta. Sabemos que é asneira porque pão, bolachas, água, ele sabe pedir e percebemos perfeitamente. Pensei que fosse por termos andado um pouco mais fechados em casa, mas com estes dias de calor temos saído bastante...e a coisa em vez de melhorar, piorou! Temos brincado bastante e está sempre entretido, até porque basta um livro e ali leva um bom bocado a explorá-lo...mas passa-lhe qualquer coisa pela cabeça e...birra!

Custa-me ver que de um dia para o outro mudou radicalmente...pelo menos nesta questão das birras! É que assim como está num berreiro, também me agarra, diz olá e se encosta a mim a pedir miminhos...

Um dia...complicado!!!

O I. acordou tarde. Fez a rotina normal e à hora de dormir...não quis. A birra do costume, o esperneanço e esbracejamento...pontapés e cotoveladas na barriga...not good! Eu, que já tinha passado a noite com contracções, ainda fiquei pior. Fui pô-lo na cama dele a ver se adormecia sozinho como aconteceu no dia anterior...e nada!
A dada altura chorava ele, chorava eu, gritava ele, gritava eu... apesar de envergonhada, assumo...estava desesperada!!! Ele não acalmava nem por nada!!! Tinha comido havia pouco tempo, não queria beber água, fui vendo se lhe doia em algum lado, e ele nem ao colo acalmava! Liguei para o S. e ele veio buscar-nos para ir ao hospital...quase duas horas de luta e calculámos que nos 45 minutos de viagem até lá, o I adormeceria. E assim foi! Na sala de espera...birra! Veio para a rua com o pai e diz que se portou lindamente.
Passámos pelo shopping de lá e comprámos-lhe um fato de banho novo...como bónus, trouxemos uma mini-bola de futebol. ADOROU!!! Andou o tempo todo agarrado à bola e a dada altura, já no carro, dei com ele a fazer festinhas à bola...delicioso o momento!

Fomos jantar e...começou tão, mas tão bem...e...puff...falei antes de tempo! Já no fim...birra! Claramente de sono! No caminho para casa adormeceu mas voltou a acordar e num choro compulsivo...pensamos que tenha sido um pesadelo porque assim que fui para o banco de trás com ele agarrou-se à minha mãe e acabou por adormecer de novo.

Chegados a casa...rotina do costume, mudar de roupa, fraldinha, leitinho e soninho...pois...faltou a parte do soninho!!! Gritou, esperneou, esbracejou, chorou...o mesmo filme da tarde com a agravante de às páginas tantas...já eu e o S. gritávamos, em desespero, um com o outro!
Foi um lindo filme, diga-se de passagem...3 horas para adormecer o pirata e eu só imaginava os vizinhos a se passarem connosco!!!! É certo que é apenas uma criança, é certo que nem sempre conseguimos controlar, mas incomoda...é óbvio que incomoda!!!

Resultado disto tudo, hoje de manhã tinha um dente que ontem...claramente, ainda não tinha nascido!!!!
Aguardam-se cenas dos próximos capítulos!!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

4 anos

De matrimónio!!!! Tanta coisa se passou que passaram a correr!
No dia 13 comemoraram-se 13 anos e 1/2 de namoro e hoje...4 anos de casamento! Unbelievable!!!

Lembro-me de cada pormenor como que se fosse hoje...sem dúvida um dos dias mais felizes da minha vida...acho que superado apenas pelo nascimento do principezinho!

Parabéns marido!!! As melhores prendas...uma já a temos nos braços, a outra está a caminho ;)!!!!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Faz amanhã 1 ano...

... que o meu pai foi operado. Foi um ano muito difícil, principalmente a nível emocional, mas neste Dia Internacional da Família, não podia estar mais feliz por ter a família que tenho!!!

...

Por aqui, costuma dizer-se quem vem morar para apartamentos e faz muito barulho "vem do campo"... sem demérito algum para quem vive no campo porque se eu pudesse era mesmo  para lá que eu ia agorinha mesmo...

Pior mesmo é quem vem das BARRACAS!!!!!!!!

Nem acredito que depois de 4 anos de paz vou ter problemas com vizinhos!!!!!!!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dias mágicos!!!

Os festejos começaram com os 16 meses do I!!! Meu Deus...já!!!! E embalado pela alegria...resolveu andar sozinho! Finalmente amorzinho... não precisavas sair à tua mãe!

Eu bem queria começar a tirar fotos regularmente à barriga da R., mas...vamos tirando uma aqui...outra ali!
Com tudo o que se passou...já vamos nas 20s e tenho a sensação de que nem dei pelo tempo. Parece que a gravidez começou à duas ou três semanas e têm sido muito intensas. Ainda a semana me queixava que sentia pouco a princesa e no Sábado começou o reboliço...e que emoção!!!! Ontem foi dia de intensas arrumações cá por e quando me encostei um bocadinho para descansar era com cada mexidela!!! Coloquei a mão sobre a barriga e falei com a minha menina :). O irmão não quis ficar atrás e chamava incessantemente pela mana...os nossos sorrisos não podiam estar mais iluminados...

A dada altura parecia que sentia os movimentos na minha mão, tal era a agitação e pedi ao S. para colocar a mão dele...é lindo ver a cara dele com os filhos. Emocionei-me...pronto! E ele sentiu pela primeira vez os movimentos da filha!
Quando me deitei lá caíram algumas lágrimas...recordámos o passeio de fim de tarde de Sábado e das fotos que tirámos (há uma em que eu e o I estamos de mão dada e a olhar um para o outro que é...simplesmente linda! Adoro o amor que transparece naquela foto!!!), as lutas que travámos e Graças a Deus temos ultrapassado tanto... Se vale a pena?!!!! Sem dúvida alguma!!! Ver o sorriso do I., a alegria dele junto a nós, sentir a pequena a mexer e a participar nestes momentos de alegria familiar, sentir o toque do meu marido e ainda perceber o motivo pelo qual começámos a namorar (há 13 anos e meio!!!), ver que estamos a construir a família com que sempre sonhámos...é difícil não me sentir feliz e realizada...muitoooooo difícil!!!!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dia de ver a baby R.

Na segunda-feira foi dia de ver a pequena pipoca...que já não está assim tão pequena!

Viemos maravilhados por vê-la a abrir e fechar os olhinhos, a posição (em que eu já calculava que ela estivesse)...o baby I. a olhar para ela...priceless!!!

E confirmou-se que tenho a placenta a dificultar a sensibilidade dos movimentos dela...o que vale é que se mexe bastante a arranja maneira de dar sinal à mãe :).

Durante algum tempo tive receio de não esperar um segundo filho com a mesma ilusão do I, mas a verdade é que assim que soube que estava grávida de novo me apaixonei pelo meu filho...neste caso filha ;). E meu Deus, como é enorme o desejo de os ver a interagir, de ver se é parecida com o irmão, de conhecer a sua personalidade e de a descobrir como foi com o primogénito...

Indiscutível é dizer que amo os meus filhos acima de tudo!!!!

Não chora por ficar no infantário (porque não anda num) mas...

...chora quando sai da piscina!!!!

Está mais do que visto e comprovado que o miúdo adora aquilo!!!
Ontem fomos buscar o pai ao trabalho e o gabinete dele fica na edifício das piscinas municipais. Ora...à hora de vir embora fomos brindados com uma enorme birra (com direito a ajoelhar-se no chão como se não tivesse força nas pernas para andar) porque queria entrar no balneário onde vai ao Sábado.

Claro que ficamos felizes por ele gostar de lá estar, mas criança...dispensava-se aquela cena, sim?!!!!

Com um dilema que não contava ter (porque tinha encontrado a solução ideal)

A época balnear aproxima-se a olhos vistos...e ainda por cima este ano o S. tem férias logo no fim de Junho, e a barriga já vai enorme.

Ora...o que vestirei eu para me banhar nestas águas algarvias???? Este não seria um problema se eu usasse biquini...o que não uso há anos...muitos anos...
Apaixonei-me por um tanquini da Anita, mas quando vi o preço ia tendo um fanico...um abuso portanto! Entretanto vi outro na C&A, bastante mais discreto, nada de especial, mas consideravelmente mais barato. Vi em Faro e ontem fui ver se havia o meu tamanho aqui na zona...tinham acabado com a área de grávidas aqui. What?!!!!!!!!!!!!!!!!! Que neura!!!!

O S. gostava que eu usasse biquini e tenho alguns giros de quando fazemos férias fora...mas digamos que o meu corpo está longe de permitir o seu uso. Até mesmo pelo peito...não sei se lá cabe. Além do corpo que tinha antes de ter o I., fiquei com algumas estrias na zona do umbigo e...como é que hei-de dizer isto sem chocar...bem, alguma pele que fica inestética. É certo que com o dito do biquini até pode disfarçar...

Falei com a minha mãe e ela até nem achou mal, mas fiquei a pensar que é a minha barriga e como grávida sinto que é uma parte muito intíma. Por outro lado, poder pôr a barriga ao léu como não pude quando foi do I. seria muito bom...

Enfim...temos dilema para durar uns tempos...

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dia de Serenata em Coimbra

Hoje, às 00:00 toca a Cabra e começa A Serenata.

É inevitável sentir uma enorme nostalgia nesta altura. Foram alguns anos lá, vividos com muita emoção, trabalho, esforço, paixão, amor, amizade, companheirismo. Lá vivi alguns dos momentos mais importantes da minha vida...descobri-me como pessoa, aprendi a gerir a minha vida, fiz amigos que ainda hoje se mantêm (apesar da distância), vivi um namoro intenso, fui pedida em casamento :) (já depois de ter terminado o curso e num dos fins-de-semana em que fomos revisitar os amigos).

Sempre morei na zona da Sé Velha. Mudei de casa algumas vezes, mas sempre me mantive por ali. A última casa, na qual fiquei 3 ou 4 anos (sim...finalmente, depois de tantas más experiências arranjei um cantinho só meu) era no Quebra-Costas...mesmo quase quase no topo...mesmo quase a avistar-se a Sé. Mas na noite da Serenata não era a mesma coisa ficar em casa a ouvir e estar LÁ. Fui sempre. Trajada a rigor como manda a tradição e o Código, rodeada pelos amigos, pelas amigas, pelo S.

Já lá não vamos há uns 3 anos...ou serão 4? Ainda este no horizonte ir este ano, mas com a pipoca jr. não era viável...sonho ir para o ano que vem...não à Serenata, claro, porque a confusão e o aperto é mais que muito, mas pelo menos assistir ao cortejo, e iremos os 4!!! :D

Aqui fica o Grande Carlos Paredes!


Hoje continua

A avó paterna também já apanhou o bicho! Ontem quando cá esteve ainda brincava com a "coisa", mas parece que durante a noite passou mesmo mal...e ao que parece o avô para lá caminha.

Eu e o S. já estamos recuperados, mas o I. continua com diarréia e voltámos a ligar para a pediatra. Como já está roçar uma semana da dita, hoje fazem-se alterações na dieta (além da papa de arroz que lhe tenho dado e da sopa sem legumes verdes), o leite passa a ser meio-gordo sem lactose, as papas passam a não lácteas e os iogurtes só de soja. É dieta para manter até a "coisa" voltar ao normal e mais uns dois ou três dias, voltando a introduzir a lactose gradualmente para a tripinha não estranhar :P.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ahhhhh...e é...



Imagem daqui


..uma menina!!!!

Chegou na sexta-feira o resultado completo da amniocentese e está tudo bem com a nossa princesa!!!!
E no mesmo dia, o I. deixou de chamar a nana para passar a chamar a mana :D!

Apesar de não termos preferência quanto ao sexo do bebé, estamos radiantes!!!

E assim, de repente, o meu mundo passou a ser azul e rosa :D!!!!!

A família a recuperar

No Sábado de manhã o I. vomitou logo a seguir ao leite. Estranhámos porque nem tossiu mas ele adormeceu e passadas duas horas voltámos a tentar. Vomitou de novo. Comeu os iogurtes mas a seguir...diarréia. Passou o dia nisto...a vomitar tudo tudo e a deitar por baixo também. Chamada para a Saúde 24, os cuidados habituais nestas situações e muito, muito miminho.

No Domingo começou a tolerar os alimentos mas a diarréia continuou. Ao fim da tarde o S. diz que se sente esquisito, como se tivesse o estômago vazio..."é pá, não me sinto bem" e truz...toca de deitar tudo fora. Ele não queria comer mas insisti para que bebesse nem que fosse um chá...e toca de vir tudo para fora. E eu...bem...já rezava a todos os santinhos para que ficássemos por ali! O S. melhorou um pouco, comeu umas bolachinhas e adormeceu. Eu tomei a minha medicação de deitei-me a pensar...bolas, bebi a água muito rápido e caiu-me mal.

Era umas 4h da madrugada e levanto-me à pressa...e eis que a mãe também estava com vómitos e diarréia. Foram tantas as vezes naquela madrugada que fiquei extremamente nervosa e logo pela manhã fui ao CS, não estivesse a desidratar...a minha preocupação era, obviamente, a pipoca! 
Deu-se logo um atrofio com a médica de família que não me queria atender, a reclamar que não haviam médicos no SAP e que era tudo em cima dela e eu quase a perder os sentidos naquela sala de espera. Lá chama uma enfermeira para me colocar a soro (sem me observar sequer!), quando esta lhe diz que estavam 2 médicos no SAP...e fui redondamente despachada para lá. E foi a melhor coisa que podia ter acontecido! Fui logo encaminhada para a enfermaria enquanto a minha mãe fazia a minha inscrição (o S e o baby I. ficaram em casa, os dois a convalescer) e não tardou muito para que o médico me observasse. Não estava muito desidratada, mas porque estou grávida ele prescreveu meio litro de soro. Quando acabou o frasco eu sentia-me outra e já me aguentava em pé. Ainda passou um medicamento para evitar que desidratasse em casa, caso o organismo continuasse a não tolerar alimentos. Mas a coisa a partir daí começou a compor-se...Graças a Deus!!!!

Hoje voltámos quase à normalidade...o S. está a trabalhar, eu com um bocadinho mais energia, e o I. a regular a tripinha (lol), apesar de ainda sujar muitas fraldas.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Terminar a noite...na pediatra!

Já é a 2ª semana que o I está com tosse e expectoração. Já fomos ao hospital duas vezes...uma porque teve um "ataque" de tosse de madrugada que até ficou roxo. Da segunda vez estávamos a passar uns dias fora e ele acordou com febre. Ele estava a tomar um xarope para a expectoração, brufen e neosinefrina...mudaram o xarope, mudaram o brufen para Ben-U-ron e continuar a neosinefrina. Continuou igual! Entretanto íamos fazendo aerosóis 3 ou 4 vezes por dia.
Na 3ª-feira liguei para o consultório e pediram-me para levá-lo lá ontem no fim das consultas.
Resultado: não valia a pena ele ter tomado aquela medicação toda. Tem os pulmões, garganta e ouvidos limpinhos e é apenas um resfriado potenciado pelas diferenças de temperatura. Fazer apenas aerossóis com atrovent. Entretanto ele tinha uma picada de um insecto na mão e ontem ficou com muito mau aspecto...também veio medicado.

No caminho de volta para casa vinha a falar com o S.. A pediatra do I. é uma médica muito conhecida e com um histórico de ser uma excelente médica...contudo, continuam a ouvir-se muitos comentários contra ela, e todos se resumem ao facto de ser muito antipática. 
Quando decidimos que ela seria a pediatra do I. fizemo-lo com base em inúmeras recomendações e já ouvíamos o zumzum da antipatia, mas sempre pensámos que o que nos interessava era uma médica competente, a simpatia seria um bónus. A verdade é que ela sempre foi extremamente simpática connosco! (ok, tirando a primeira pesagem que foi no meio de consultas e num reboliço). Ontem fomos atendidos quase às 22h, a médica devia estar cheia de fome, o I. fez uma birra monumental assim que entrou no consultório (que depois compensou com muitos olás!) e mesmo assim, ela foi sempre simpática e muito meiga para o reguila. Quando tinha todos os motivos e mais algum para ser antipática...nem sequer andou lá perto! Vim de lá ainda com mais certeza da escolha que fizemos! Ahhhhhh...e outra das características que adoramos nela...é muitooooooooo prática! Nada de mariquices!!!!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

E a novidade que eu tanto ansiava dar...

...mas que foi sendo adiada à espera da notícia de hoje...

Estou grávida!!!!!!!!

Não estávamos à espera, mas como se costuma dizer, "quem anda à chuva, molha-se"! E nós...bem, não podíamos estar mais felizes! Sempre esteve nos nossos planos que os nossos filhos tivessem pouca diferença de idades, mas tínhamos pensado voltar a tentar para o fim do ano. Dado que para ter o I. passaram-se 3 anos, sempre pensámos que voltaria a ser uma luta...mas estávamos pronto para a travar. E eis que a pipoca júnior se lembrou de aparecer mais cedo...e Meu Deus...como é bem-vinda!!!!!

Aguardámos pelas 12 semanas para começar a contar, mas surgiu um resultado do rastreio bioquímico que nos deixou em pânico e a marcação da amniocentese.

Hoje chegou a melhor notícia que nos podiam ter dado! Não há nada que pague a alegria, a felicidade, a tranquilidade de saber que os nossos filhos estão bem!!!!

Agora é continuar a mimar muitooooooo esta barriguinha e o/a traquinas que está cá dentro!!!!

E as notícias pelas quais tanto ansiávamos...chegaram!!!!

Estávamos a contar com 10 dias...hoje acordei várias vezes de madrugada e contei os dias que se passaram...hoje é o 6º...falo em dias úteis, neste caso faz toda a diferença! Estava à espera dos resultados, na melhor das hipóteses, para a semana.

Ligaram hoje...número anónimo e apesar de não costumar atender desconhecidos, lembrei-me que podia ser importante...ohhhhhhhhhhhhhhh se era!

Resumindo...o resultado do rastreio foi um falso positivo e a amniocentese veio confirmar as suspeitas do obstetra...está tudo bem com o bebé, nada de trissomias!!!!!!!!!

Parece que ganhei o euromilhões!!!!!!!!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Coisas que eu não gosto nada #2

Não estar a cozinhar e sentir na minha cozinha o cheiro dos refogados e fritos dos vizinhos...detesto!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Já estava à espera...

...com a chegada do dia estou a panicar! São momentos, é certo, mas se estou optimista e confiante, passado um bocado já estou a pensar nos riscos e nos pormenores que fazem com que seja um procedimento delicado.

Enfim...fé e optimismo!!! Felizmente caminhamos a passos largos e é menos esse tempo que falta...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Que noite!!!!

O I. desde o fim-de-semana que andava com alguma tosse, mas coisa pouca. Temos vigiado, mas ontem desde a manhã que piorou e ouvia-se a expectoração ali a "bailar" e ele aflito porque não consegue deitar fora.
De noite foi o horror...teve um ataque de tosse que parecia que sufocava! Já tínhamos feito os aerossóis, já tínhamos tentado aspirar, a cabeceira da cama estava elevada...por momentos fiquei sem saber o que fazer mais, ele não conseguia adormecer nem descansar assim.
No meu colo e no do pai, com a cabeça encostada aos nossos ombros lá acalmou e conseguiu dormir uma noite razoável...eu é que quase não preguei olho e às 6h ou 7h quando o S. se levantou eu não dei conta de  nada...devo ter adormecido por volta das 5:30h e assim fiquei até às 9h quando fui acordada por um novo ataque de tosse.
Agora continua a tossir, mas aumentámos a frequência dos aerossóis e está a aliviar bastante. Daqui a pouco vamos sair um bocado a ver se com a humidade do parque melhora mais um bocadinho.

terça-feira, 10 de abril de 2012

15 meses

Nem acredito que já passaram 15 meses!!! 
Continuo a recordar aquele dia mágico como se fosse hoje, e continuo a emocionar-me da mesma maneira. Ontem, apesar dos planos para um "giro" familiar de fim de tarde, tivemos que ir ao hospital onde o I nasceu, e se antes eu tremia cada vez que lá ia, de à 15 meses para cá é um local que me traz a recordação do primeiro momento em que vi o meu filho!

É inevitável falar das mudanças que a chegada do I. fizeram na minha, na nossa vida...e todas elas foram para muito, muito melhor! Ainda este Domingo (Domingo de Páscoa) fomos passear com os meus pais e fomos a um local onde costumamos ir com frequência e vi alguns casais sem filhos. Não nos conheci reconhecer num daqueles casais...olhei para o meu pai que levava o I. no carrinho, apertei a mão do S. e levei a outra mão à minha barriga...senti-me inundada de felicidade e tranquilidade...senti-me ( e sinto-me) realizada como nunca me senti. Claro que sinto falta do trabalho e espero voltar ao activo daqui a uns meses (duvido que aconteça no imediato) e há certas preocupações que martelam na minha cabeça todos os dias, mas, ser mãe é a maior dádiva da minha vida, e ter o S. como pai dos meus filhos é ouro sobre azul!

Parabéns meu principezinho pelos teus 15 meses!!!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Se muitas coisas na minha vida podiam ser muito, muito mais simples???

Poder podiam, mas não era a mesma coisa!
Vou só ali dormir para ver se o tempo passa mais depressa e esta ansiedade "marafada" desaparece...

Ps - Impressionante como a cada dia aparece mais qualquer coisa para me preocupar! Simplesmente...impressionante!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Quem tem a coisinha mais fofa?!!!

Sou eu!!!! Pois claro!

O pintainho aprendeu a atender o telefone e a dizer "tá". E sim, ele atende o telefone de casa e os telemóveis! Mas logo em seguida...toca de desligar!

E à pouco repetiu-se a cena...quer porque quer falar ao telefone e quando o agarra...desliga. Eis que eu bloqueio o dito e dou-lho para a mão. Às tantas oiço..."tá, tá, àbó, tá". E como a avó não estava do outro lado da linha começou a gritar!
A mãe que é uma mãe coruja/ galinha apanhou-o numa foto muito fofa com o telemóvel e enviou logo para o pai e para a avó que tenho a certeza...babou...babou...babou...

Coisas que eu não gosto nada #1

Quebras de tensão!
Não tem piada nenhuma começar a ver tudo à roda, vómitos, uns suores que é uma coisa parva...já para não falar na sensação de estar a "apagar" a qualquer instante, até que a coisa se dá.

Ontem nem medi para não me passar, mas que a coisa tá complicada...isso está!

 E ainda por cima a ter que ter sempre o miúdo em algum sítio de forma a que se me acontecer alguma coisa ele esteja em segurança...

quinta-feira, 29 de março de 2012

Era bom, mas acabou!

Pois é...o jeito que me dava o I. dormir mais uma horinha de manhã...era bom, mas acabou!
Eis que ele entrou no horário de Verão!
Sempre foi um miúdo que dorme muito bem as noites...já as sestas é outra conversa...30 minutos e está pronto para a rambóia. Mas estava a saber tão bemmmmmmmmmm mais um bocadinho na ronha...

quarta-feira, 28 de março de 2012

Bolas...Xô xô xô...

Ainda estou para saber se tenho uma médica de família ou uma ave de mau agoiro...xiça!
Na consulta digo-lhe...pronto, já agora informo-a de que vou fazer o tal exame...e ela: então? Explico-lhe tudo e responde-me...ai R., não sei como é que aguentas tanta coisa! E põe a sua cara mais dramática que me deixou stressadíssima...então e a mãe como está a reagir? E o pai? Ele tem muita força para estas coisas não é?!!!
WHAT??????? Ela é médica certo??? E não sabe que se tratam de probabilidades e não de um diagnóstico feito??? Tipo...eu bem lhe dizia que estamos tranquilos porque tenho muita esperança de que seja um falso positivo...e ela toca de insistir na cara de caso...XIÇA!!!! XÔ XÔ XÔ!!!

terça-feira, 27 de março de 2012

Coisas simples e maravilhosas...

...como o horário de Verão, que fazem com que às 19h eu tenha uns raios de Sol electrizantes a entrar janela a dentro! ADORO!

Vou só ali ser produtiva e já volto!

Porto : melhor destino europeu

Não podia estar mais de acordo!!!!
Claro que há imensas cidades lindas por esta Europa fora, mas o Porto continua a ser, para mim, uma cidade mágica!
E as saudades que tenho de lá ir?!!!!


Imperdoável!!!!

Com os últimos acontecimentos, até me esquecia de uma grande notícia: o meu pai já come pela boca!!!
Pode parecer uma coisa pequena, mas é um passo enorme...estou tão orgulhosa dele!
É que além de ser muito bom para ele física ou fisiologicamente, também o é emocionalmente.

Parabéns pela garra! Sempre soube que ias vencer esta guerra...sei que ainda há um longo caminho a percorrer, mas que a cada dia que passa se torna uma caminhada mais feliz e bem sucedida!

E agora é aguardar...

Está tudo marcado. Restam algumas dúvidas mas tiro-as na hora...as principais estão resolvidas. Um dos factores de stress também foi resolvido e fico feliz porque o S. compreendeu que não era uma paranóia, mas sim "jogar" pelo seguro.
Agora falta uma das piores partes...a espera...e esta ainda vai ser dividida em duas partes...a pré-exame, e a pós-exame, na espera ansiosíssima pelos resultados.

E aqui...resta-nos a fé e a esperança que inunda os nossos corações e daqueles que nos querem bem!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Tenho um homem do caraças!

O grande LOLOL...o pequenino já começa a ser também, mas agora refiro-me ao grande!
Hoje vai percorrer meio Algarve de bicicleta...e numa "pasteleira"!!!!!
Toda a vida andou de bicicleta, mas digamos que a preparação física dele anda pelas ruas da amargura...é o que dá casar e passar a ter um trabalho de gabinete.
Amo-o com todas as minhas forças e por isso é que o chamo à atenção para ter cuidado com a linha. Sempre foi desportista e como técnico superior de desporto há que manter a credibilidade que a profissão requer!

Mas isto tudo para dizer: Tou mesmo orgulhosa de ti, pá!
Acabei de ligar para ele e atendeu...mesmo a pedalar! Era uma ventania que não se podia, mas não é que atendeu a dizer piadolas e todo bem disposto?!!! Aqui está um dia de trabalho que lhe vai fazer bem da alma até aos ossos!!!

Deixá-los crescer mais um bocadinho e vamos todos!!!!!

...

Sinto-me sem chão...às vezes até parece que estou fora do meu corpo a ver o que se passa e que não é nada comigo, que estou a ver o sofrimento de outra pessoa.
Hoje o desespero deu lugar à fé, à esperança, à ansiedade...

Estamos assim...felizes porque a vida nos dá uma excelente notícia...e angustiados pela incerteza dos resultados.

Mas como acreditamos em milagres...sentimos que este é mais um!!!!

terça-feira, 20 de março de 2012

Sabemos que acordámos demasiado cedo quando...

...a meio da manhã estamos os dois fartinhos de bocejar!
Vamos só ali fazer uma sesta os dois agarradinhos e voltamos já...

segunda-feira, 19 de março de 2012

Family affairs

Sinto-me indignada...ou melhor...revoltada!
Há cerca de 2 meses faleceu uma tia-avó minha, irmã da minha avó. Eram 7 ou 8 irmãos ao todo e só restavam ela e a minha avó.
Foram uns tios de quem sempre fomos muito próximos, apesar de viverem em Lisboa, lembro-me de lá irmos com regularidade e eles vinham cá todos os Verões. Tenho tão vivas as memórias dos doces que a minha tia fazia...fiquei com a receita dela da bavaroise de ananás que o S. tanto gosta, e relembro o semi-frio que não gostei nada (porque não gosto de leite/ leite-condensado/ natas e afins) mas que devorei com a calda de chocolate quente que ela fez. Ia com a minha tia ao Amoreiras e ficava maravilhada ao ir às compras com ela. Tinha sempre uma lembrança para mim quando cá vinha, no meu aniversário e no Natal e sempre soube os meus gosto...só me lembro de ter gostado menos das prendas uma ou duas vezes em toda a minha vida. E quando era roupa sempre soube o meu tamanho e o que me ficava bem...era uma mulher com um bom-gosto incrível e sempre se arranjou bem...até ao fim! Infelizmente o meu tio também faleceu à uns meses e a partir daí suspeitámos que ela não "duraria" muito tempo.

No dia em que aconteceu o cunhado dela (irmão do meu tio e que cuidou deles quando eles precisaram) ligou para a minha mãe...afinal era com ela que os meus tios se "davam" relativamente a este lado da família...com a minha avó também.
O que me revolta é que o homem ligou passados uns dias para tratar da herança, do dinheiro que está no banco e mais alguma coisa. A minha mãe disse que não queria saber disso e que o justo é que ficasse ele com tudo, uma vez que foi ele que tratou da minha tia...e sempre muito bem! Eu não podia estar mais de acordo! Então não é que hoje me apercebi que andavam a passar por casa dos meus pais e a ligar a saber do telefone do homem para tratar da herança, e a reclamar que achavam que é pouco dinheiro?!!!!!!!!!!!!!!!

What?!!!!! Mas quem é esta gente (sobrinhos, uma vez que dos irmãos só resta a minha avó), que nunca teve contacto com ela, nunca soube da vida, do trabalho das necessidades, das aventuras...de nada da minha tia (dos meus tios) para agora "mandarem postas de pescada" a dizer que o dinheiro é muito ou é pouco??????

No meio de tudo sinto-me orgulhosa dos meus pais e da educação que tive porque é claro que o dinheiro nunca fez mal a ninguém, mas sinto mesmo que é desonrar a memória dos meus tios pensar em ficar com o que eles conquistaram e que na realidade, deve ficar com quem tratou deles com amor e dedicação.
E mais!!!!!! Para esta cambada pode até ser pouco dinheiro (cambada esta que nem sequer sonha o que é ter aquele valor), mas para eles acho que é demasiado! Ou acham que é por serem um casal que infelizmente não teve filhos que deviam ter amealhado todos os tostões na vida para deixar para os herdeiros?!!! Bem fizeram os meus tios, trabalharam, tinham bons empregos e eram bem remunerados por isso, mas sempre viveram bem (sem luxos, mas bem), viajaram, e gozaram bem a vida deles sem se preocupar...
Custa-me tanto a ganância desmedida...