domingo, 18 de outubro de 2009

Ambiente a quanto obrigas!


Pois é, acabei de ver uma notícia de um conselho de ministros bem diferente...e onde era???? Nas MALDIVAS.
Então não é que os probrezitos dos ministros tiveram que fazer o ENORME sacrifício de reunir naquele magnífico oceano?!!!
Ok, eu até pdia estar a ironizar...mas na realidade, e como mulher interessada na conservação do ambiente (vai começar a tocar o cd...vicissitudes de trabalhar na área...) estou verdadeiramente preocupada e compreendo a notícia. Está a resultar, não? Ao menos estão a colocar toda a gente em alerta, quanto mais não seja pela ideia original que tiveram da reunião subaquática.

É certo que as reivindicações do governo das Maldivas se centram em primeira ordem na preservação das cerca de mil ilhas que constituem o arquipélago, mas...as preocupações do presidente vão bastante além...e tem toda a razão!
Vejamos, as Maldivas estão apenas a cerca de 2m acima do nível do mar...e assim como estes "pedaços de terra", muitos outros por este planeta fora e alguns deles até estão a altitudes inferiores...o que será deles se o nível do mar continuar a subir tal como está neste exacto momento...e puxando a brasa à nossa sardinha, o que será de nós...não esquecer que eu vivo praticamente à beira-mar plantada...glup!

Infelizmente, e da minha recente experiência (nada comparado com as dos grandes cientistas!!!), cada vez mais me apercebo que a malta não está nem aí...ou seja...o problema só será realmente grave, ou melhor desastroso, daqui a uns 30, 40 ou 50 anos, né? Então sem stresses...sabem lá se ainda vão cá estar...e os filhos? Desenrasquem-se!!!!!! EU DETESTO ESTES COMENTÁRIOS!!!!! Será que tantos alertas, campanhas, filmes, anúncios televisivos (adoro o switch da MTV!) não fazem luz na cabeça da população mundial e dos tugas em particular?!

Eu quero ser optimista e acreditar que aos poucos vamos ganhando balanço e terreno nesta luta!
É hora de acordar e perceber que as tão apregoadas alterações climáticas JÁ chegaram! Será porque aqui não temos calotes de gelo a derreter que não notamos?????? Wake up!!!!! O exemplo mais simples que posso dar...e lá volto eu a martelar no cd...são as andorinhas! Neste momento já não fazem sentido as historinhas que se contavam às crianças no ensino básico sobre as andorinhas que chegavam na Primavera e que quando começava o fresquinho iam de viagem para paragens mais quentes...e não faz sentido porquê???? Porque simplesmente, muitas delas já não migram...o clima alterou-se de tal forma que não há necessidade de procurar um local mais quente, e consequentemente com mais alimento disponível, uma vez que por causa destas tão anunciadas alterações climáticas o nosso clima está-se a alterar de tal forma, que estas avezinhas tão características da época primaveril permanecem entre nós todo o ano.

Bem....esta conversa toda surge a partir do apelo para salvar este arquipélago...não seria uma pena perder tudo isto????














































Sem comentários: