quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Bronquiolite e a nossa experiência

Li de manhã um pedido de ajuda da Fi e trouxe-me este assunto de novo à cabeça e ao coração...revivi a nossa experiência...que apesar de não ter sido das mais graves, deixou marcas.
Um aviso...na dúvida...procurar sempre um médico!!!! SEMPRE!!!!

Tínhamos passado pela pediatra 2 dias antes por causa da tosse do I., esta coisa da asma volta e meia leva-nos a uma visita ao consultório. Viu os 2 e nada de extraordinário. Ventilan e Atrovent antes do dormir ao I. e continuar o Singulair...já pareço um receituário! Era Sábado, fim de tarde, e sô Dona R. continuava sem comer e com tosse...durante todo o dia tinha bebido 50 ml de leite quando já devia ir nos 450. Ligo para a Saúde 24 e aconselham-me a que a pequena seja vista por um médico. Mandam um fax para o hospital e eu faço-me ao caminho. Estava pouco movimento e fomos logo chamadas à triagem e de repente...chega a pediatra dos pequenos. Hummm...boa! Depois de um exame rápido pediu análises e avisou-me que ia ficar em observação. Na altura pensei que era apenas até chegar o resultado das análises e entretanto tentei dar-lhe mais leitinho. Nada!
Os resultados tardavam em chegar e eu já estava triste porque estava na hora do I. dormir e eu não lhe estava a dar um beijinho de boa noite...falei com ele ao telefone. Fui procurar a médica e foi aí que ela me disse que as análises ainda não estavam prontas, mas que ia lá passar a noite. Fomos "acomodadas" e de vez em quando lá vinham os enfermeiros falar comigo um bocadinho porque éramos as únicas no internamento.
Às tantas comecei a achá-la quente e confirmou-se que tinha uma pontinha de febre...andava sempre entre os 38,4 e os 38,6º, mas só a meio da noite é que decidiram medicá-la com paracetamol para ver se conseguia descansar um bocadinho. E desde aí tudo se precipitou...não por causa o paracetamol, mas porque percebi que ela estava a piorar rapidamente. Começou a ficar cada vez mais cansada, mais ofegante, mais prostrada por causa do esforço. Os enfermeiros foram incansáveis! Desde Sábado à noite até segunda-feira de manhã passaram vários turnos e foram todos impecáveis, a nível profissional e humano (escusado será dizer que eu estava a tentar desesperadamente manter a cabeça no lugar). De manhã a pediatra veio falar comigo e explicar o que se estava a passar...percebi depois que só não o tinha feito mais cedo para não me alarmar, o desfecho podia ter sido diferente, a coisa podia não se ter desenvolvido e escusava dela me assustar sem razão. Tudo era normal, apesar de terrível de assistir era assim mesmo que a doença "actuava". Continuava sem comer e por isso estava a soro desde que fez o internamento, fazia um esforço tremendo para respirar e por isso estava com oxigénio...a febre, essa, tinha cedido. O outro médico tentou aerossóis com ventilan mas não reagiu ao tratamento e ainda fez taquicardias :O...suspendiso o tratamento! E passou o dia em que fez 3 meses internada e longe do pai e do irmão.
Foram 10 dias!!! Na segunda-feira passaram-na para o piso da pediatria e aí já podíamos receber visitas (no internamento da urgência pediátrica só podia estar um dos pais...excepcionalmente e porque só lá estávamos nós, o S. pôde estar um bocadinho connosco). Foi uma maratona de logística e de ajuste de horários que foi e em muito ajudado pela minha mãe (que infelizmente também passou 35 quase que a viver no hospital) e pelos meus sogros. Eu não era capaz de vir dormir a casa e ser o S. a lá ficar. Vinha eu jantar a casa enquanto o S. ficava com ela, estava com o I. um bocadinho antes de ele dormir e voltava a voar para o hospital. 
A baby R. ora melhorava...ora piorava...eu já andava enervadíssima, dizia a médica que é normal, até que um dia melhorava e era sempre a melhorar até ter alta. Ao fim de 3 dias só precisava de oxigénio enquanto dormia e mais 2 dias e deixou de precisar por completo. Os aerossóis eram com outra medicação e começou a reagir deste a primeira nebulização. 3 dias depois de ter entrado tiraram o soro, apesar dela comer ainda muito pouco, e desde aó veio sempre a aumentar o apetite.
Até que tivemos alta!!! 10 dias de um sofrimento atroz, de querer tirar o nosso ar só para que ela pudesse respirar melhor, para que ela conseguisse dormir, descansar. Voltar a ver aquele sorriso reguila foi a melhor recompensa...mas meu Deus...como sofremos!!!!! Pensar que tinha a minha filha ali internada e o meu pai 3 pisos acima, andar pelos corredores que uns dias antes nos baralhavam e nos perdíamos, e às páginas tantas já tudo era tão familiar e rotineiro, passar pelos seguranças que já nem nos pediam o cartão mas antes, perguntavam como estava a pequena e desejavam boa noite...
Passou...felizmente passou! E tenho a agradecer aos profissionais que encontrei...porque no público as coisas também funcionam e eu vi a prova disso!
Esta semana, mais de um mês volvido, a baby R. teve alta da cinesiterapia...e podemos finalmente pôr este período lá atrás...no passado!

Sem comentários: