segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Liberdade de expressão?!!!

É certinho e direitinho que sou grata pelo que o 25 dos e Abril nos trouxe. Apesar de ainda não ser nascida nessa altura, não imagino como seria viver a ter que ter extrema atenção ao que se dizia.

O que me causa alguma preocupação é que, tudo o que é em exagero...cheira mal. À conta da dita liberdade de expressão as pessoas acham-se no direito de dizer as maiores barbaridades (ok, também é só a minha opinião!) e esquecem-se que, lá está...a nossa liberdade termina onde começa a liberdade dos outros.
 Ontem (ou seria anteontem :S) ouvi a notícia de uma manifestação contra os casamentos homossexuais. Eu confesso que fiquei demasiado perturbada para deixar passar em claro e não dizer nada.

Primeiro: qual é a diferença entre um casal homessexual estar relacionado e efectivamente casar-se? Qual é a importância, ou melhor, a influência que isso terá na vida de uma casal hetero?! Ou será que o que incomoda tanta gente é a "existência" destes casais?

Segundo: Como é que nos dias de hoje há pessoas que falam à boca cheia no conceito de família e julgam estes futuros casais na sua capacidade de gerar uma família?!

Cá a mim, estas ideias não só são retrógradas, como xenófobas perturbam-me o espírito. É certo que há conceitos e valores que estão tão enraizados em nós que é complicado mudar, mas porque raio há tanta resistência em deixar viver em paz quem não tem a mesma ideologia que nós?
Eu não vejo os casais homossexuais a fazer manifestações contra os casamentos hetero! Será que casais hetero têm mais direitos do que casais homo só porque foi instituído assim? Apesar das questões contitucionais e religiosas, é uma questão que me faz confusão. Porque é que casais hetero, ainda que não casados, reunem mais complacência do que casais homo? Sem falar nas diferenças a nível das questões fiscais.

Outra questão é na definição do conceito de família. Também é certo que duas pessoas do mesmo sexo não podem ter filhos biológicos, mas será que por isso são menos capazes de ser mães e pais? Pode ser um tema que gera bastante celeuma e até discutível a nível ético, mas quantas famílias geradas no seio de casais hetero são profundamente disfuncionais?!

Bottom question: Será que podemos julgar quem quer que seja apenas pela sua orientação sexual, só porque é hetero ou homo? E os seus valores, competências, ideias, sentimentos...enfim, tudo aquilo que nos constitui como PESSOAS?!

Sem comentários: