quinta-feira, 26 de maio de 2011

Começar por onde???

Deixa lá ver...
Sábado. Queríamos sair às 9h. O baby I. resolve fazer uma grande "borrada" mesmo à saída e entre troca e não troca a fralda, confirma se está tudo e não confirma, passam-se mais 20 minutos. Vai-se ao café e apesar de estar pouca gente...mais meia hora. Fizemo-nos à estrada com mais de uma hora de atraso. Parámos na estação de serviço em Alcácer do Sal para o I. beber o leitinho e tive uma enorme sensação de déjà-vu...tal como na viagem a Fátima ele queria mais era ver o que se passava à volta e beber o leite...nada! Lá fomos insistindo e apesar de não ter bebido tudo, alimentou-se de uma forma razoável. Fiquei a temer pelo resto do dia em relação às refeições dele mas correu na Santa Paz! Fez os intervalos normais e bebia a quantidade normal. Dada a imprevisibilidade dos horários, optámos por não lhe dar a papa...a essa hora ainda deveríamos estar no hospital.

Chegámos por volta das 14h (talvez um bocadito antes) e para nosso espanto encontrámos logo estacionamento. Liguei logo à minha mãe e em 3 foguetes ela desceu para me vir buscar. As lágrimas caíram-lhe quando viu o neto...nem imagino as saudades. Ele ainda estava meio apardalado mas deu-lhe um sorriso super ternurento. O S. ficou com ele numa sala de espera enquanto eu subi. Cada vez que me lembro dos olhos do meu pai quando cheguei, não consigo evitar as lágrimas. Parece que ele tinha dito à minha mãe que não valia a pena eu lá ir, mas sei que ficou feliz. Não percebo o que lhe passou pela cabeça...é o meu pai e acabou de fazer uma mega cirurgia...É ÓBVIO que o ia ver! Foi complicado ver aquela força da Natureza com um ar tão fragilizado...mas é mesmo o meu pai e em 3 tempos se levantou da cama e fomos caminhar pelo corredor. Os 3...ele no meio e nós de cada lado. Parecia que tinha bichinhos carpinteiros e andava sempre de um lado para o outro. A dada altura pegou numa cadeira e foi ver o andebol...a tv é que não apanha muito bem o sinal. Ele com isso não se chateia, mas ao que parece, na 2ª-feira é que andava passado com as auxiliares que lhe tiraram (a ele a todos os daquele quarto) o saco de lixo e 3 horas depois anda não tinham reposto. É complicado porque ele tem que estar a toda a hora a trocar as compressas e não tinha onde as colocar...era isso e o pó da mesa de cabeceira não ter sido limpo. Se ele sempre muito muito minucioso com a limpeza, agora que está naquela situação é ainda mais imperativo.
Fiquei mais tranquila ao vê-los, mas custou-me muito vir embora. Ainda pensámos em ficar e jantar com a minha mãe mas calculámos que depois a despedida ainda custasse mais. Vim com uma sensação de impotência...os tubos, as costuras, a alimentação...não que faça impressão porque nisso lá em casa sempre fomos pouco impressionáveis, mas custa vê-lo com tanta treta à volta dele...o que interessa é que é temporário e serve para o deixar saudável. Ele que sempre foi piegas nessas coisas, pelo menos connosco...ainda me lembro da aflição dele quando me viu com pontos na testa depois de ter espetado a quina de uma janela de alumínio...mas ele está tão desenrascado!!! Fiquei feliz por vê-lo animado e nada complexado...apesar de não poder falar faz-se entender perfeitamente...na dúvida saca do bloco e escreve. Perguntei se queria um jornal ou que lhe levasse um baralho de cartas mas disse que se estava a borrifar para isso LOL, vê a tv e faz umas caminhadas pelo corredor...mas acredito que ao fim de uma semana e meia já se esteja a sentir enclausurado.
Ontem diz que estava bonito (como se ele fosse feio! ;)), tinham-lhe feito a barba e já tiraram alguns agrafos. Acertaram também com o antibiótico...apesar de não ter febre nem sintomas de infecção, dado o local da cirurgia a cicatrização estava a ser lenta e o antibiótico que lhe estão a dar agora impede a proliferação de bactérias que são comuns na zona mas que dificultam a cicatrização. Aguarda-se com alguma ansiedade o regresso mas temos plena consciência de que só vem quando estiver em condições para isso. Está a ser muito bem tratado e isso deixa-nos mais tranquilos. O facto da minha mãe estar com ele também ajuda bastante à nossa sanidade mental.

Agora por isso, ontem fui tratar de papeladas do trabalho e como trabalhamos no mesmo local (aliás, trabalhávamos os 3 até a minha mãe se reformar...perdão, aposentar! Bem fez ela!) era cada tiro, cada melro...o que vale é que o dia até me corria bem, senão acho que me tinha saltado a tampa com tanta pergunta. Palavra de honra que até parecia que iam começar a chorar à minha frente...ele há pessoas tão, mas tão ridículas que nem chega a dar pena. Devem achar que nós não sabemos quem se preocupa genuinamente com ele...devem achar que não sabemos quem são os amigos...oh tristeza!!!!!! Ridículas!!!!!!!!!! E quantas dessas pessoas falam dele pelas costas...cambada de cobardes...ainda por cima porque não têm a decência de ter pelo menos 0,5 % da integridade dele. Enfim...o que acalma o meu coração é saber que ele deixou o trabalho de vez...agora é só para a minha mãe e para ele...e para o neto, claro! Já estava mais do que na hora de aproveitar...já trabalharam o suficiente para gozar uns belos anos de tranquilidade...ainda que de rabo remido porque ainda têm muitaaaaaaaaa coisa para conhecer...
Estou confiante e tenho muita fé. Claro que anseio por sábado para vê-los de novo!

Sem comentários: