sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mistérios da criança que dá pelo nome de I...

Que ele anda com alterações no apetite, já eu tinha dito à pediatra dele no dia 17 de Junho quando lhe liguei em pânico porque só tinha bebido o leite de manhã, e mesmo assim não tinha sido grande coisa...de tarde, às 17h, ainda não queria comer.
Resultado = PÂNICO!!!
Mas depois desse dia, com alguns melhores, outros piores...regularizou. Mas no dia 4...ora bora lá à urgência pediátrica (única e exclusivamente porque não consegui contactar a pediatra que está de férias até ao fim desta semana).
Vim de lá irritadissima. A médica começou logo por perguntar que queimadura era aquela na cara dele...diga-se que era o eczema que estava um bocado exuberante, embora já a regredir e que a médica teimou em duvidar de mim. Lá se lembrou a perguntar o motivo da ida lá e disse que era pq ele não comia nada...não bebia água, leite, não comia a papa ( e a sopa eu não tinha experimentado). Vim de lá com um...é da tetina que ele não gosta (as mesmas que sempre usou), é do leite (dei o benefício da dúvida...bebia o mesmo à quase 6 meses)...lá chegámos a experimentar dar-lhe papa e comeu. O diagnóstico? Um virús! Um que ataca as gengivas...palavra de honra que foi o que ela disse, e só porque eu comentei que achava que os dentinhos "andavam a trabalhar" Ah...e que é um virús que ataca sobre virús, ou seja andava "atacado" por virús à um mês e por isso é que não tinha apetite. 
Melhorou porque levei a semana a insistir para ele comer e a coisa parece que resultou...teve um aumento de 200 gr numa semana, ao contrário das 7 semanas anteriores em que parece que a média de aumento de peso foi de 100 gr por semana. No Domingo, dia em que fez os 6 meses, lá fomos de novo ao hospital.
A médica foi impecável, e achou que estava tudo bem com ele...hidratado, activo, bem-disposto (graças a Deus está sempre...tirando às vezes os incómodos dos dentinhos). Ainda assim dei-lhe um copinho pequeno de um soro à boca através de uma seringa e ele "mamou" aquilo tudo...eu dava-lhe água e ele mandava-me beber a mim. Apesar de achar que estava tudo bem e de também vir com a história do calor, pediu uma análise à urina e glicémia capilar.
Ele dormitava no meu colo e a enfermeira picou-lhe o dedo...abriu a pestana como quem pergunta "que é isto?", e voltou a adormecer. Quanto à colheita da urina estava intrigada e super nervosa para saber como era feita. Simples e indolor...como se quer. É colocado um saquinho à volta do "material" previamente lavado e desinfectado. Mandaram-nos de volta para a sala de espera até ele fazer o xixi e foi chegar, sentar e levantar logo...como a ponta do saco (era em funil com uma tampinha na ponta) ficava de fora da fralda via-se facilmente, demos logo conta que o serviço estava feito. O resultado...tudo bem! Era um bocadinho turvo e ainda me perguntaram se ele queixado quando fez o xixi, mas não. Fiquei preocupada e perguntei o que podia ser. Desvalorizaram mas disseram que podia ser uma infecção urinária...mas não equacionavam essa hipótese porque todos os outros parâmetros estavam bem...deve beber mais àgua, é o xixi de um bebé que bebe pouca água...dahhhhhhhh e o que é que eu tinha dito?!!!!!


Miraculosamente, na 2ª-feira resolvemos experimentar duas tetinas de borracha que tínhamos em casa e bebeu que foi uma maravilha! Toca de ir comprar uma série de tetinas de látex porque até agora ele só tinha de silicone. Estas parece que ajudam quando ele lá passa com a gengiva e às vezes nem está a chuchar mas sim a morder.
Já papa...bem, essa é mesmo birra. Não come porque não quer...ele nunca foi fã, mas agora é uma guerra. às vezes tenho mesmo que lhe dar leite, por pouco que seja para compensar a fraca refeição. A sopa, ainda reclama mas acaba por abrir a boca a pedir mais...sopa e fruta são a grande paixão...e Deus o mantenha assim!


Aguarda-se ansiosamente pela consulta com a pediatra na próxima semana...

2 comentários:

Ana disse...

e se trocares de papa? a Clara tb começou a embirrar e comprei-lhe cerelac normal e foi uma festa :) antes detestava cerelac e só queria Milupa, por isso não é para perceber. Quanto a água se lhe deres chá? existem da Alivit e da Bledina, a Clara bebe melhor do que água. :) e sim, a minha agora só quer tetinas de silicone e antes era tudo de latex (chuchas incluídas). São manias! Beijinho

R* disse...

Filipa, parece que me leste os pensamentos. Ele comia as da Nutriben e da Aptamil...não comia de boa vontade mas comia. Ontem comprei Cerelac multifrutos (da nutribem de frutos era a que comia melhor) e dei-lhe agora ao almoço...resultado: GUERRA! Menor que a de ontem, mas ainda assim, guerra.
Os chás também tenho em casa (2 diferentes por causa do paladar gourmet de Sua Excelência lol), mas ele ainda assim parece que prefere a água "simples". Às tantas quando ele acordar vou tentar dar-lhe um cházinho de novo.
Bjocas e as melhoras da Clarinha!!!!!!!!!