segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ensino superior

Estávamos nós a ver o noticiário da hora do almoço e anunciam que hoje começaram as matriculas no ensino superior...olho para a tv e onde foi feita a reportagem...em Coimbra pois então!
Ele foi o corredor entre as Físicas e as Químicas, o Departamento de Matemática, a Faculdade de Medicina (que pensei que nesta altura já se tinha mudado para o pólo junto aos HUC)...aiiiiiiiiiiiiiiiiii saudades!!!!! Eram os pais preocupados com os € que aquela festa toda vai custar, os meninos à procura de quartos (esta parte dispensava a recordação...bahhhhhh mudei tantas vezes de casa nos primeiros 2 anos que até me dá arrepios dó de pensar), a malta trajada a ajudar os caloiritos...cof cof...ainda houve uma rapariga que foi honesta e que assegurou que as praxes só começavam depois da matrícula feita, já o o rapazinho uiiiiiiii, que ar inocente a afirmar que só estava ali para ajudar!!!!! Mas sim,as praxes desde aquele instante ajudam e bastante...garanto! Claro que se as coisas forem feitas dentro dos limites do razoável, e segundo me parece, mesmo que o código de praxe tenha mudado, não me parece que tenha sido assim tanto.

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh (um suspiro saudosista!) relembro aquele dia 23 de Setembro de 1998 em que lá cheguei com os meus papais, depois de percorridos quase 500 km. A azáfama de encontrar a secretaria no meio de tanta coisa para ver...os "doutores" trajados efectivamente a ajudar a caloirada. Senti-me rapidamente em casa! Encontrámos um casal e os 2 filhos que todos os anos fazem férias cá em baixo e que conhecemos há anos, curiosamente os rapazes tinham uma amiga que tinha o mesmo nome que eu e estávamos no mesmo curso. Simpatizámos logo uma com a outra e começámos a procurar quarto juntas. É uma amizade que se mantém até hoje apesar da distância e de, passado 1 ano eu ter escolhido "viver" sozinha.

Das praxes lembro-me de ter sido um gozo...as brincadeira eram mesmo para encontrarmos afinidades com os nossos colegas e nos conhecermos desde cedo. Para mim, por ser de tão longe de casa e ter ido sozinha, foi fundamental. E rapidamente me adaptei. São momentos que guardo no coração!

Sempre acreditei que para tudo há um momento na vida, e que a dada altura o capítulo da R* estudante se encerrou, mas é sempre um prazer enorme revisitar Coimbra e sentir-me sempre em casa. Tenho saudades dos meus vizinhos de cima, e dos da frente, da "tasca" que mais me parecia um prolongamento de casa, onde sempre fui tão bem recebida (e os meus pais) e acarinhada. São pessoas a quem ainda hoje telefono e visito sempre que posso. Dos vizinhos de cima nem tanto...não sei deles e até tenho algum receio de perguntar...eram uns velhotes adoráveis e que sempre me trataram com uma carinho enorme.

E não, não acho que Coimbra tem mais encanto na hora da despedida...tem uma magia e uma energia contagiante, fica-nos no sangue e queremos sempre voltar e recordar.

Sem dúvida, alguns dos mais incríveis anos da minha (e da nossa porque o S. também lá foi parar!) vida! Vivi muito, cresci muito e...aprendi muito, como convém ;)!!!!

Sem comentários: