quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Uma vez mais...Saramago.

Bem, parece que a seguir ao episódio Maitê, agora temos o episódio Saramago...ai o que esta malta adora uma boa discussão!


Bem...em relação à senhora (no outro pc logo ponho em letra bem pequenina!edit: já está!!!) só me apraz dizer que não sei o que foi pior, o vídeo em si ou o pedido de desculpas. O que me surpreende (ou talvez não!) é a revolta dos portugueses em relação a toda a situação...mas será que não podia estar cada macaquinho no seu galho e simplesmente ignorá-la. Acham mesmo que as petições para que não possa voltar a Portugal ou as exigências do pedido de desculpas vão fazer alguma diferença...é deixar de ver as novelas onde a dita entra ou não comprar os livrinhos dela...simples...apertar onde lhe doi mais. Enfim...caso encerrado porque até já disse mais do que o caso merece.


Quanto ao compatriota e ilustre Nobel, José Saramago...devo dizer que nunca nutri grande simpatia, ou antipatia, pelo Sr., simplesmente não sou muito dada à escrita dele...gabo o S. que já leu dois ou 3 livros dele enquanto eu fiquei pelo primeiro! Bem sei que se foi premiado, alguma coisa deve valer, mas resigno-me à minha insignificância e, pra mim, não obrigado!
Ora das (poucas) declarações que tenho visto e lido, o autor de "Caim" já estava à espera que a bomba rebentasse...o q ele não mediu foi a intensidade do estoiro! E mais uma vez porquê?????? Por causa da necessidade dos tugas de sangueeeeeeeeeeeee...oh Meu (e de todos nós) Deus!!!!!


Não será o caso que cada um lê a Bíblia, e faz uma interpretação pessoal? Será que Saramago esteve bem na escolha das palavras, logo ele um homem de palavras? Será que o seu próprio livro não poderá ter várias interpretações consoante o leitores...e não, não fiquei com mais curiosidade de o ler só por causa deste "fusué".
Não queria estar a afirmar que de nada mais se trata além de um golpe de marketing (e logo eu que não entendo pêvas do assunto), acho que o artista já não tem idade nem estatuto para se dar a esse trabalho, mas o que é certo é que este alarido todo acaba por despertar a curiosidade para a leitura do livro.


Agora...nada de falsos moralismos! Há cada vez menos católicos (ou será que a Igreja se está a referir às pessoas que vão à missa??) e assim de repente aparecem milhares de indignados com as ofensas à instituição????? Credo! Mas tudo em nome da confusão...será que nós, um povo tão caloroso e bem-disposto não podemos ouvir as opiniões dos outros e, apesar da nossa poder ser bem diferente, aceitar que nem todos estamos virados para o mesmo lado?!!! Na realidade, o que todos estão a fazer não é mais do que tratar do tema de uma forma altamente redutora. O homem é livre, escreve livros, agora só os compra quem quer...e não, não concordo com grande parte do que ele diz...umas acertas, outras, pra mim, saem-lhe ao lado!

Só uma perguntinha Zézinho...e tu, leste a Bíblia toda???

Sem comentários: